segunda-feira, 6 de abril de 2009

Crise aumenta o faturamento dos laboratórios




Crise aumenta o faturamento dos laboratórios
Beth Koike, de São Paulo

Com a onda de demissões pelo país, mais pessoas estão correndo para os consultórios e laboratórios médicos. Nessa corrida, as operadoras estão vendo seus gastos saltarem. Já os laboratórios não têm do que reclamar.
O número de exames laboratoriais cresceu 9,3% após a deflagração da crise, segundo dados da Aon Consulting, uma das maiores consultorias na área de benefícios (ver abaixo).
Para cada consulta realizada, os médicos costumam solicitar em média três exames laboratoriais. "Percebemos no último trimestre uma 'superutilização' dos planos por parte dos nossos clientes. Muita gente está com medo de ser demitida e perder o benefício e por isso faz uma série de exames", diz Mauro Figueiredo, presidente do grupo Fleury. Esse fenômeno já pode ser percebido no balanço do último trimestre de 2008 do Fleury.
"Normalmente no quarto trimestre há uma queda expressiva na receita porque é um período de férias, de baixa procura. Mas, dessa vez verificamos uma queda de apenas 3,7% em relação ao terceiro trimestre", afirmou o executivo do Fleury, que registrou um faturamento de R$ 183 milhões entre setembro e dezembro de 2008.
Fleury encerrou o ano com uma receita bruta de R$ 710 milhões, um avanço de 22% sobre o desempenho de 2007. O lucro líquido saltou de R$ 25,3 milhões em 2007 para R$ 42 milhões no ano passado.

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