quarta-feira, 21 de abril de 2010

DIA DAS MÃES



PROPAGANDA DIA DAS MÃES RENNER!

Depois do Natal a melhor época para vender e comprar!
"O filme da campanha do Dia das Mães Renner é dedicado a todas as mulheres que já realizaram o sonho de ser mãe ... e a todas que continuam sonhando"
Lindo e Sensível o novo comercial da Renner em homenagem ao Dia das Mães.
Um problema atual que muitas mulheres têm enfrentado... Conseguiram absorver isso de forma delicada e sensível.
Segue o link da Propaganda
: http://www.youtube.com/watch?v=jvchSGQaqK4

quinta-feira, 18 de março de 2010

Marketing Esportivo: As Seleções e o consumo brigando por espaço em campo


EMOÇÃO ESPORTIVA SEDUZ CONSUMIDORES E ALEGRA ANUNCIANTES
Empresas apostam no marketing esportivo e promovem açõese estratégias para obter lucros e consolidar imagem


Olhares atentos, gritos abafados e o coração a mil. Torcedor sofre, mas tudo parece valer à pena no momento mágico em que a bola balança a rede, quando uma cesta de três pontos é feita ou quando um set é fechado com um belo ace. É que os esportes envolvem sempre sentimentos e emoções. E foi pensando justamente nisso - em uma forma de comunicação que possa remeter à adrenalina, alegria, conquista e vibração - que grandes empresas e marcas começaram a associar seus nomes a clubes, atletas e modalidades esportivas. "marketing esportivo compreende um conjunto de ações, planos, estratégias e produtos que visam associar uma organização a um evento ou clube esportivo com o objetivo de obter lucros e/ou consolidar a sua imagem diante de determinados grupos ou da sociedade como um todo."

É importante ressaltar que a paixão nacional não é o principal alvo quando se fala em marketing esportivo. Muito pelo contrário: segundo pesquisas recentes, o vôlei é o grande campeão em investimentos nessa área. Mas há bons trabalhos também na natação e, mais recentemente, no iatismo e na ginástica olímpica. Há ações bem-sucedidas inclusive em esportes considerados de elite como o hipismo e o golfe. Apesar de tantos esforços, estamos distantes do patamar já obtido em outros países, como os EUA, a Espanha, a Itália, a Inglaterra. Isso porque, de acordo com especialistas, muitos empresários vêem o marketing esportivo a partir de uma perspectiva imediatista, de curto prazo, e tendem a interromper a parceria e o projeto, se o clube, por exemplo, a quem patrocinam, não obtém títulos.


COMO INVESTIR? - Na hora de apostar em campanhas de marketing esportivo alguns detalhes são levados em consideração. Uma boa política de marketing esportivo tem pelo menos três atributos básicos: a identificação do evento ou clube, que é objeto da ação do marketing, com os negócios e a cultura da organização; a identificação da atividade esportiva, que é objeto da ação do marketing, com os públicos de interesse da organização; e por fim, o planejamento elaborado de tal forma que a organização possa obter retorno de seu investimento. Esse retorno não precisa necessariamente se traduzir em lucros, mas pode se agregar valor para a imagem institucional ou consolidar determinadas marcas ou produtos da organização.

O marketing esportivo não deve ser a única ferramenta de promoção de uma marca. Embora ele remeta à imagem do produto com conquistas, objetivos e metas alcançados, associado com outro tipo de exposição na mídia possui um reconhecimento maior e eficaz. Os espaços normalmente são escolhidos conforme o objetivo e, claro, a verba do cliente. O mais apropriado é que se faça o chamado "mix de mídia", ou seja, faixas, placas, painéis, camisas, chuteiras.


A maioria dos torcedores afirma não prestar atenção nas placas espalhadas pelo gramado e nas chamadas repetitivas do locutor durante uma partida. Mas quem não viu o nome do SBT na telinha da Globo, impressos nos uniformes do Vasco da Gama no final da Copa João Havelange em 2000? Ou quem não sabe que o Guaraná Antarctica é o patrocinador oficial da seleção? O marketing esportivo está em todo lugar, e quando é bem feito, faz com que as pessoas absorvam uma idéia ou comprem um produto sem nem perceber. E quem se importa, desde que o time da gente ganhe?


FONTE: REVISTA PRONEWS

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mais interatividade, menos reuniões


Diante do cenário econômico mais dificil no ano passado, os profissionais tiveram de rever seu comportamento no trabalho e propor novas formas de lidar com antigos e recentes desafios. Como efeito, algumas competências ganharam relevância. Por exemplo, a habilidade de comunicar bem. É o que afirmaram 40 presidentes de grandes empresas no Brasil, ouvidos no fim fr 2009 pela Passarelli onsultores. Este ano, as empresas devem ir além dos treinamentos em comunicação e investir em redes sociais corporativas - uma espécie de Twitter privado. Os entendidos no assunto garantem que as redes promovem maior interatividade e aumentam o nível de satisfação no escritório. A IBM, que já usa o artíficio, aprova o recurso. Há quem veja as redes sociais corporativas com ressalvas, alegando perda de produtividade. Difícil, no entanto, imaginar algo mais improdutivo do que as longas reuniões de equipe, tão comuns nas empresas.


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Marketing Viral

Por Onde Começar?

O porque é simples: marketing tradicional é caro, acrescenta alguma desordem, e dependendo do tipo de campanha pode haver desperdícios de material. Enfim, pode ser ineficaz. Marketing Viral liga o produto com novos clientes que por si só espalham-no na rede, podendo atingir um público focado maior que o Marketing tradicional, e sem custo de material. Por isso, o Marketing Viral se torna mais eficaz, sem desperdício de material, e isso significa que você irá investir mais em sua marca e menos em publicidade.
Os mais bem sucedidos virais têm algumas coisas em comum e, por isso, para criar um “vírus” da campanha que se quer divulgar, ou seja, para torná-la um viral, é importante ter em mente os seguintes pontos, Como Gerar um Buzz:





Livre para visualização, sem custo algum;
Fácil de espalhar;
Utilizar redes já existentes, lista de contatos no email para espalhar;
Que seja única e interessante.
Outros atributos incluem o sucesso de escalabilidade (que é a capacidade de iniciar pequenas e acabar muito grande) que é resultado do terceiro item acima, utilizando recursos dos outros para ajudar sua campanha.
Estas regras são aplicáveis a quase todas as campanhas que se tornaram viral. O que temos que ter em mente é que Marketing Viral depende de pessoas para espalhar sua mensagem a outras pessoas, por isso terá que oferecer conteúdo de qualidade e atrativo, que as pessoas vão naturalmente querer espalhar.



Tipos de Abordagens Diferentes
Provavelmente, a mais bem sucedida campanha viral, e talvez nem tanto comentada, foi a do Hotmail (Serviço de correio eletrônico gratuito). O hotmail tornou-se bem sucedido, pois era gratuito e todo email enviado por seus usuários tinham links para o site da Hotmail, trazendo novos usuários para o serviço.
Outro exemplo bem sucedido são comércios que disponibilizam por email para seus clientes cupons ou alguma senha que oferece desconto para todas as pessoas que você repassar a mensagem. Alguns sites oferecem desconto adicional para o indicador. Vindo de site confiável, é uma técnica de abordagem excelente.



Um terceiro tipo de publicidade viral são vídeos (no YouTube por exemplo) com conteúdo exclusivo e altamente sedutor para o internauta. Embora nem todos os vídeos virais são de campanhas publicitárias, algumas marcas criaram séries de vídeos virais que têm sido muito bem sucedida na televisão e na Internet.
Importante notar que o principal papel destas propagandas não é promover o produto, mas sim para envolver o público deste produto. Assim, este público vai repassar a mensagem para seus contatos já existentes. Isto pode significar muito dinheiro economizado em publicidade online grátis.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

RIO PRETO E O MARKETING NATALINO



Os dias que antecipam o Natal são de extrema importância para qualquer empresa, seja ela do Varejo para aplicar o seu Marketing de Guerrilha ir a campo em busca dos consumidores, seja ela de eventos, para agarrar as empresas que buscam a sua festa de final de ano, ou, seja ela de qualquer outro segmento para fazer o seu institucional, ou a responsabilidade social, em um momento do ano em que todas as pessoas estão com o espírito natalino, sentimentos aflorados...
Dessa vez vou regionalizar o meu comentário, exaltando empresas de Rio Preto.
Ontem no elevador do meu prédio ganhei uma mini garrafa de vinho, muito bem decorada, e com um lindo cartão de natal, da empresa Sailor Web direcionada pela produtora de Internet Priscila Silva, no qual hospeda o site da HOJE.C. além deste mimo que com certeza ela entregará para todos os seus clientes e colaboradores, ela também trouxe para nós clientes, a ferramenta cartão de Natal virtual. Uma idéia muito bacana e ecologicamente correta.
Outra empresa que merece ser destacada é o Praça Shopping, com um MARAVILHOSO coral de Natal em pleno calçadão, cobrindo a sacada de todo o prédio do shopping, que por volta de 50 minutos emocionou a todos que passavam por ali. É certo o retorno de mídia espontânea nesta situação. E o impacto natalino que proporciona ao consumidor. O consumidor se envolve naquele momento, lembra de pessoas queridas, e lembra de PRESENTES, comprar, prestigiar alguém querido.
O Rio Preto Shopping também merece aplausos pelo seu coral de Natal, não causou tanto impacto como o Praça Shopping, porém estava muito lindo, o Rio Preto Shopping tem a diferença do seu Marketing que realmente é massivo e de guerrilha.
Já o Plaza Avenida, a minha única observação, foi à decoração natalina, que com certeza é a mais clean, e o menos se tornou mais neste caso, se tornando a decoração natalina mais bonita entre os shoppings de Rio Preto.
O calçadão está maravilhoso, este ano com certeza foi para ele o destaque. Parabéns a Acirp, Arquitetos envolvidos, e a Prefeitura de Rio Preto.
Outro local que já se tornou tradicional em Rio Preto, e todos aguardam a sua decoração de Natal que sempre nos surpreende é a Kitchen, loja de cozinhas planejadas, localizada na Redentora. Ela mais uma vez, esta deslumbrante.

Feliz Natal para todos os seguidores do Blog Tribo Comunica!
Quem não é visto não é lembrado! Quem não se comunica se trumbica!
Então faça a sua empresa APARECER.

Amil Resgate Saúde x Merchandising




O dramático retorno de Luciana (vivida pela atriz Aline Moraes) em Viver a Vida ao Brasil contou com merchandising da Amil Resgate Saúde. Uma equipe de nove profissionais, incluindo médicos, pilotos, enfermeiros, técnicos, jato, helicóptero e ambulância, foram mobilizados especialmente para a gravação da cena em que a personagem, já tetraplégica, reencontra os pais no Rio de Janeiro. Ao todo foram mais de 10 horas de gravação, para a cena que foi ao ar no dia 12 de novembro.
Foi um merchandising INCRIVEL, não teria tido melhor colocação, tenho certeza que no dia seguinte o número de pessoas atrás dos serviços da Amil foi muito alto, pois o serviço prestado e apresentado na novela, foi de tal produção (não poderia ser diferente), de seriedade e qualidade, que qualquer um pensando na sua saúde, conforto e segurança, contrataria a Amil pelo preço que fosse. Um Merchandising muito oportuno e bem direcionado. Parabéns a toda equipe de Marketing da AMIL, com certeza o retorno foi mais que satisfatório.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tomamos uma Baita Chinelada!!


Tiraram o melhor comercial do ano do ar!


Comercial da Havaianas!
O Tio da Sukita pode..
E a Vovó da havaianas não pode??