segunda-feira, 25 de maio de 2009

Antes de qualquer assessoria ou publicidade sua empresa deve fazer o TRADE MARKETING!


Fonte - revista meio e midia
FOTO - TRADE MARKETING PRINGLES

Até pouco tempo, o Trade era uma silenciosa ferramenta de marketing dominada por poucos e escondida dentro das grandes corporações. O nome saiu da academia e dos grandes grupos capitalistas e avançou para o mercado, mas ainda assim, carece de conhecedores principalmente entre as empresas de comunicação e agências de propaganda que lidam diretamente com o Trade.
Mas em poucas palavras, o que significa Trade Marketing? Segundo Marcelo Montandon, professor e consultor de Marketing e Vendas, significa adaptar os produtos, as políticas e as estratégias de marketing das marcas, de modo a atingir o consumidor nos pontos de venda, satisfazendo da melhor maneira possível as necessidades de canais comerciais específicos e de clientes estratégicos.
“Resumindo, o Trade busca maximizar o share”, diz Montandon.
Para isso, o homem de marketing que atua diretamente no Trade é exigido ao extremo e dele são cobrados conhecimentos multidisciplinares. Espera-se em primeiro lugar, que entenda o varejo como negócio. “O Trade exige um homem de marketing que entenda os compostos mercadológicos.
Se o mercado é onde tudo acontece, é preciso que este homem seja, acima de tudo, um negociador”, define Cícero Franco, Gerente do Trade Marketing de um grande atacadista.
É verdade, afinal, o trade é o elo de comunicação entre o marketing e as vendas. Dele se espera alinhar e potencializar os compostos de marketing e as estratégias dos fornecedores. No caso do Trade Eletro do Grupo Martins, por exemplo, é agir de maneira que a linha branca de uma determinada indústria de eletrodomésticos se mantenha líder de vendas entre consumidores, fortalecendo necessariamente o canal de venda (lojistas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário