sexta-feira, 23 de julho de 2010

“Marketing to Women” - Tática ou Estratégia?


Se as mulheres são uma parte do seu público-alvo, você deve criar um esforço de marketing separado diretamente visando apenas às mulheres? Ou você deve ter uma estratégia para toda a empresa e apelar para as mulheres em tudo que você faz?
Opção B - a escala a estratégia da empresa é a melhor opção. Mas você pode ir com a opção A e criar uma campanha específica ou campanhas visando apenas às mulheres. Mas essa opção só vai funcionar se os seus valores centrais da empresa estão em sintonia com dela. Em outras palavras, você não pode criar uma campanha de táticas que não está em alinhamento com a sua marca principal.
Algumas empresas, como a Johnson e Johnson são dirigidas às mulheres em quase tudo o que fazem. Criar uma experiência positiva para os clientes do sexo feminino é uma parte de sua cultura. Isso faz sentido, pois as mulheres são a maioria dos seus clientes.
Mas e se você é responsável pela Nike, onde as mulheres são apenas uma parte dos seus clientes? Qual ação aplicaria?
Mesmo as mulheres são infundidas com a sua “Just Do It" mentalidade in-your-face. Até recentemente, os sapatos das mulheres foram baseados em um modelo feito do pé de um homem pequeno. Mas a Nike ficou esperta e mudou esse modelo para um projeto feito especificamente para os pés das mulheres.
Entre estas diferenças são as tendências para as mulheres overpronate mais por causa do ângulo produzido por seu alinhamento do quadril. As mulheres também têm pés que são uma forma diferente e precisam de mais apoio do arco.

A Nike oferece calçado que com amortecimento e estabilidade criada especificamente para as necessidades das mulheres atletas.
A Nike não está mudando, só para tentar atrair as mulheres. Mas eles estão reconhecendo as necessidades das mulheres únicas. Funciona.
Agora, se você estiver Go Daddy e criar uma campanha, digamos, visando empresários mulheres, ele não vai voar. A mensagem central de marketing está em conflito com valores das mulheres. Você não pode apenas ter a mulher de alvo, você realmente tem que fazer sua vida melhor
Se as mulheres são apenas uma parte de sua base de clientes e pretende chegar a elas, encontre uma maneira de fazer algo que realmente agrega valor às suas vidas. Não basta fazer uma promoção de one-off, como uma doação de uma só vez ou, por exemplo, uma investigação sobre o câncer da mama. Como você pode mudar a sua experiência do cliente para tornar sua vida melhor? Fazer o que mudar - então promovê-lo. Você pode promovê-lo em toda a empresa em todo seu marketing, ou você pode promovê-lo em uma campanha visando apenas às mulheres. Sua escolha. Apenas certifique-se que é verdadeiro.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Marketing Infeliz



A Olympikus informou através de sua assessoria de imprensa que o contrato de patrocínio individual com o goleiro Bruno, do Flamengo, foi suspenso. O vínculo começou a vigorar em maio deste ano.
A empresa cancelou a produção da linha de produtos exclusivos do goleiro – chuteira, luvas e novos modelos de camisas personalizadas.
O modelo atual, com a assinatura de Bruno, deixará de ser produzido e será recolhido nas lojas. A partir de agora serão produzidas camisas apenas com o número 1 às costas.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Larissa Riquelme: A Melhor Ação de Marketing da Copa


Aos 25 anos, a paraguaia Larissa Riquelme, chamou a atenção dos fotógrafos das agências de notícias pela beleza e por guardar o celular entre os voluptuosos seios. Depois, descobriu-se que era uma ação de marketing de uma empresa de telefonia celular. A Axe, espertamente e oportunamente, decidiu patrocinar a garota. Mais do que isso, a marca está exibida em um local de grande destaque. Grande mesmo. Na partida contra a Espanha, Larissa apareceu com a marca AXE pintada acima do seio esquerdo.

Larissa, que foi chamada pelo diário espanhol Marca de ‘Namorada do Mundial’, elogiou atuação da equipe na última partida, quando o time guarani vendeu caro a derrota por 1 a 0.

Nem precisava prometer que desfilaria nua caso o Paraguai chegasse às semifinais da Copa. Mesmo com o time guarani eliminado pela Espanha, a modelo Larissa Riquelme vai tirar a roupa.

Seria inevitável, já que propostas são muitas. Mas ela diz que fará isso pelo povo de seu país e pelo esforço da equipe. (SEI SIM, VIU!)

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Buzz Marketing: Sua Marca na Boca do Cliente




Em mercados saturados com pouca diferenciação entre os produtos, o consumidor torna-se, de certa maneira, imune aos velhos truques da publicidade, do merchandising, da embalagem e do marketing.Assim, a divulgação de um produto, uma marca ou um serviço depende cada vez mais da capacidade de inovar da empresa. Uma das inovaçãoes que vem ganhando projeção neste novo contexto é o Buzz Marketing.
Buzz Marketing ou Marketing Viral ou WOM (Word of Mouth): "boca-a-boca" divulgação que se espalha num movimento que parte de uma ação espontânea, voluntária do próprio enunciador. A mensagem se propaga rapidamente e de forma exponencial. Meios digitais são agentes facilitadores da ação viral.

  • Um Bom exemplo o Youtube!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

DIA DAS MÃES



PROPAGANDA DIA DAS MÃES RENNER!

Depois do Natal a melhor época para vender e comprar!
"O filme da campanha do Dia das Mães Renner é dedicado a todas as mulheres que já realizaram o sonho de ser mãe ... e a todas que continuam sonhando"
Lindo e Sensível o novo comercial da Renner em homenagem ao Dia das Mães.
Um problema atual que muitas mulheres têm enfrentado... Conseguiram absorver isso de forma delicada e sensível.
Segue o link da Propaganda
: http://www.youtube.com/watch?v=jvchSGQaqK4

quinta-feira, 18 de março de 2010

Marketing Esportivo: As Seleções e o consumo brigando por espaço em campo


EMOÇÃO ESPORTIVA SEDUZ CONSUMIDORES E ALEGRA ANUNCIANTES
Empresas apostam no marketing esportivo e promovem açõese estratégias para obter lucros e consolidar imagem


Olhares atentos, gritos abafados e o coração a mil. Torcedor sofre, mas tudo parece valer à pena no momento mágico em que a bola balança a rede, quando uma cesta de três pontos é feita ou quando um set é fechado com um belo ace. É que os esportes envolvem sempre sentimentos e emoções. E foi pensando justamente nisso - em uma forma de comunicação que possa remeter à adrenalina, alegria, conquista e vibração - que grandes empresas e marcas começaram a associar seus nomes a clubes, atletas e modalidades esportivas. "marketing esportivo compreende um conjunto de ações, planos, estratégias e produtos que visam associar uma organização a um evento ou clube esportivo com o objetivo de obter lucros e/ou consolidar a sua imagem diante de determinados grupos ou da sociedade como um todo."

É importante ressaltar que a paixão nacional não é o principal alvo quando se fala em marketing esportivo. Muito pelo contrário: segundo pesquisas recentes, o vôlei é o grande campeão em investimentos nessa área. Mas há bons trabalhos também na natação e, mais recentemente, no iatismo e na ginástica olímpica. Há ações bem-sucedidas inclusive em esportes considerados de elite como o hipismo e o golfe. Apesar de tantos esforços, estamos distantes do patamar já obtido em outros países, como os EUA, a Espanha, a Itália, a Inglaterra. Isso porque, de acordo com especialistas, muitos empresários vêem o marketing esportivo a partir de uma perspectiva imediatista, de curto prazo, e tendem a interromper a parceria e o projeto, se o clube, por exemplo, a quem patrocinam, não obtém títulos.


COMO INVESTIR? - Na hora de apostar em campanhas de marketing esportivo alguns detalhes são levados em consideração. Uma boa política de marketing esportivo tem pelo menos três atributos básicos: a identificação do evento ou clube, que é objeto da ação do marketing, com os negócios e a cultura da organização; a identificação da atividade esportiva, que é objeto da ação do marketing, com os públicos de interesse da organização; e por fim, o planejamento elaborado de tal forma que a organização possa obter retorno de seu investimento. Esse retorno não precisa necessariamente se traduzir em lucros, mas pode se agregar valor para a imagem institucional ou consolidar determinadas marcas ou produtos da organização.

O marketing esportivo não deve ser a única ferramenta de promoção de uma marca. Embora ele remeta à imagem do produto com conquistas, objetivos e metas alcançados, associado com outro tipo de exposição na mídia possui um reconhecimento maior e eficaz. Os espaços normalmente são escolhidos conforme o objetivo e, claro, a verba do cliente. O mais apropriado é que se faça o chamado "mix de mídia", ou seja, faixas, placas, painéis, camisas, chuteiras.


A maioria dos torcedores afirma não prestar atenção nas placas espalhadas pelo gramado e nas chamadas repetitivas do locutor durante uma partida. Mas quem não viu o nome do SBT na telinha da Globo, impressos nos uniformes do Vasco da Gama no final da Copa João Havelange em 2000? Ou quem não sabe que o Guaraná Antarctica é o patrocinador oficial da seleção? O marketing esportivo está em todo lugar, e quando é bem feito, faz com que as pessoas absorvam uma idéia ou comprem um produto sem nem perceber. E quem se importa, desde que o time da gente ganhe?


FONTE: REVISTA PRONEWS

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mais interatividade, menos reuniões


Diante do cenário econômico mais dificil no ano passado, os profissionais tiveram de rever seu comportamento no trabalho e propor novas formas de lidar com antigos e recentes desafios. Como efeito, algumas competências ganharam relevância. Por exemplo, a habilidade de comunicar bem. É o que afirmaram 40 presidentes de grandes empresas no Brasil, ouvidos no fim fr 2009 pela Passarelli onsultores. Este ano, as empresas devem ir além dos treinamentos em comunicação e investir em redes sociais corporativas - uma espécie de Twitter privado. Os entendidos no assunto garantem que as redes promovem maior interatividade e aumentam o nível de satisfação no escritório. A IBM, que já usa o artíficio, aprova o recurso. Há quem veja as redes sociais corporativas com ressalvas, alegando perda de produtividade. Difícil, no entanto, imaginar algo mais improdutivo do que as longas reuniões de equipe, tão comuns nas empresas.


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Marketing Viral

Por Onde Começar?

O porque é simples: marketing tradicional é caro, acrescenta alguma desordem, e dependendo do tipo de campanha pode haver desperdícios de material. Enfim, pode ser ineficaz. Marketing Viral liga o produto com novos clientes que por si só espalham-no na rede, podendo atingir um público focado maior que o Marketing tradicional, e sem custo de material. Por isso, o Marketing Viral se torna mais eficaz, sem desperdício de material, e isso significa que você irá investir mais em sua marca e menos em publicidade.
Os mais bem sucedidos virais têm algumas coisas em comum e, por isso, para criar um “vírus” da campanha que se quer divulgar, ou seja, para torná-la um viral, é importante ter em mente os seguintes pontos, Como Gerar um Buzz:





Livre para visualização, sem custo algum;
Fácil de espalhar;
Utilizar redes já existentes, lista de contatos no email para espalhar;
Que seja única e interessante.
Outros atributos incluem o sucesso de escalabilidade (que é a capacidade de iniciar pequenas e acabar muito grande) que é resultado do terceiro item acima, utilizando recursos dos outros para ajudar sua campanha.
Estas regras são aplicáveis a quase todas as campanhas que se tornaram viral. O que temos que ter em mente é que Marketing Viral depende de pessoas para espalhar sua mensagem a outras pessoas, por isso terá que oferecer conteúdo de qualidade e atrativo, que as pessoas vão naturalmente querer espalhar.



Tipos de Abordagens Diferentes
Provavelmente, a mais bem sucedida campanha viral, e talvez nem tanto comentada, foi a do Hotmail (Serviço de correio eletrônico gratuito). O hotmail tornou-se bem sucedido, pois era gratuito e todo email enviado por seus usuários tinham links para o site da Hotmail, trazendo novos usuários para o serviço.
Outro exemplo bem sucedido são comércios que disponibilizam por email para seus clientes cupons ou alguma senha que oferece desconto para todas as pessoas que você repassar a mensagem. Alguns sites oferecem desconto adicional para o indicador. Vindo de site confiável, é uma técnica de abordagem excelente.



Um terceiro tipo de publicidade viral são vídeos (no YouTube por exemplo) com conteúdo exclusivo e altamente sedutor para o internauta. Embora nem todos os vídeos virais são de campanhas publicitárias, algumas marcas criaram séries de vídeos virais que têm sido muito bem sucedida na televisão e na Internet.
Importante notar que o principal papel destas propagandas não é promover o produto, mas sim para envolver o público deste produto. Assim, este público vai repassar a mensagem para seus contatos já existentes. Isto pode significar muito dinheiro economizado em publicidade online grátis.