É importante ressaltar que a paixão nacional não é o principal alvo quando se fala em marketing esportivo. Muito pelo contrário: segundo pesquisas recentes, o vôlei é o grande campeão em investimentos nessa área. Mas há bons trabalhos também na natação e, mais recentemente, no iatismo e na ginástica olímpica. Há ações bem-sucedidas inclusive em esportes considerados de elite como o hipismo e o golfe. Apesar de tantos esforços, estamos distantes do patamar já obtido em outros países, como os EUA, a Espanha, a Itália, a Inglaterra. Isso porque, de acordo com especialistas, muitos empresários vêem o marketing esportivo a partir de uma perspectiva imediatista, de curto prazo, e tendem a interromper a parceria e o projeto, se o clube, por exemplo, a quem patrocinam, não obtém títulos.
COMO INVESTIR? - Na hora de apostar em campanhas de marketing esportivo alguns detalhes são levados em consideração. Uma boa política de marketing esportivo tem pelo menos três atributos básicos: a identificação do evento ou clube, que é objeto da ação do marketing, com os negócios e a cultura da organização; a identificação da atividade esportiva, que é objeto da ação do marketing, com os públicos de interesse da organização; e por fim, o planejamento elaborado de tal forma que a organização possa obter retorno de seu investimento. Esse retorno não precisa necessariamente se traduzir em lucros, mas pode se agregar valor para a imagem institucional ou consolidar determinadas marcas ou produtos da organização.
A maioria dos torcedores afirma não prestar atenção nas placas espalhadas pelo gramado e nas chamadas repetitivas do locutor durante uma partida. Mas quem não viu o nome do SBT na telinha da Globo, impressos nos uniformes do Vasco da Gama no final da Copa João Havelange em 2000? Ou quem não sabe que o Guaraná Antarctica é o patrocinador oficial da seleção? O marketing esportivo está em todo lugar, e quando é bem feito, faz com que as pessoas absorvam uma idéia ou comprem um produto sem nem perceber. E quem se importa, desde que o time da gente ganhe?FONTE: REVISTA PRONEWS
