terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mais interatividade, menos reuniões


Diante do cenário econômico mais dificil no ano passado, os profissionais tiveram de rever seu comportamento no trabalho e propor novas formas de lidar com antigos e recentes desafios. Como efeito, algumas competências ganharam relevância. Por exemplo, a habilidade de comunicar bem. É o que afirmaram 40 presidentes de grandes empresas no Brasil, ouvidos no fim fr 2009 pela Passarelli onsultores. Este ano, as empresas devem ir além dos treinamentos em comunicação e investir em redes sociais corporativas - uma espécie de Twitter privado. Os entendidos no assunto garantem que as redes promovem maior interatividade e aumentam o nível de satisfação no escritório. A IBM, que já usa o artíficio, aprova o recurso. Há quem veja as redes sociais corporativas com ressalvas, alegando perda de produtividade. Difícil, no entanto, imaginar algo mais improdutivo do que as longas reuniões de equipe, tão comuns nas empresas.


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Marketing Viral

Por Onde Começar?

O porque é simples: marketing tradicional é caro, acrescenta alguma desordem, e dependendo do tipo de campanha pode haver desperdícios de material. Enfim, pode ser ineficaz. Marketing Viral liga o produto com novos clientes que por si só espalham-no na rede, podendo atingir um público focado maior que o Marketing tradicional, e sem custo de material. Por isso, o Marketing Viral se torna mais eficaz, sem desperdício de material, e isso significa que você irá investir mais em sua marca e menos em publicidade.
Os mais bem sucedidos virais têm algumas coisas em comum e, por isso, para criar um “vírus” da campanha que se quer divulgar, ou seja, para torná-la um viral, é importante ter em mente os seguintes pontos, Como Gerar um Buzz:





Livre para visualização, sem custo algum;
Fácil de espalhar;
Utilizar redes já existentes, lista de contatos no email para espalhar;
Que seja única e interessante.
Outros atributos incluem o sucesso de escalabilidade (que é a capacidade de iniciar pequenas e acabar muito grande) que é resultado do terceiro item acima, utilizando recursos dos outros para ajudar sua campanha.
Estas regras são aplicáveis a quase todas as campanhas que se tornaram viral. O que temos que ter em mente é que Marketing Viral depende de pessoas para espalhar sua mensagem a outras pessoas, por isso terá que oferecer conteúdo de qualidade e atrativo, que as pessoas vão naturalmente querer espalhar.



Tipos de Abordagens Diferentes
Provavelmente, a mais bem sucedida campanha viral, e talvez nem tanto comentada, foi a do Hotmail (Serviço de correio eletrônico gratuito). O hotmail tornou-se bem sucedido, pois era gratuito e todo email enviado por seus usuários tinham links para o site da Hotmail, trazendo novos usuários para o serviço.
Outro exemplo bem sucedido são comércios que disponibilizam por email para seus clientes cupons ou alguma senha que oferece desconto para todas as pessoas que você repassar a mensagem. Alguns sites oferecem desconto adicional para o indicador. Vindo de site confiável, é uma técnica de abordagem excelente.



Um terceiro tipo de publicidade viral são vídeos (no YouTube por exemplo) com conteúdo exclusivo e altamente sedutor para o internauta. Embora nem todos os vídeos virais são de campanhas publicitárias, algumas marcas criaram séries de vídeos virais que têm sido muito bem sucedida na televisão e na Internet.
Importante notar que o principal papel destas propagandas não é promover o produto, mas sim para envolver o público deste produto. Assim, este público vai repassar a mensagem para seus contatos já existentes. Isto pode significar muito dinheiro economizado em publicidade online grátis.